Curso de TI: Saiba tudo sobre um dos principais cursos do mercado

curso de ti

O curso de TI é indicado para as pessoas que buscam por uma carreira promissora, pois essa área conta com ótimas perspectivas. 

O motivo disso acontecer é simples: TI é uma carreira que se manterá em alta por muito tempo, o que demanda profissionais capacitados.

Vale ressaltar que existem várias oportunidades de emprego para quem se especializa na área. Então, se você está buscando por uma profissão com essas características, vale a pena conferir mais informações sobre o curso de TI. 

curso de ti

Os melhores cursos na área de TI estão na Estácio! Escolha o seu preferido e faça já sua matrícula!

Curso de TI: Descubra tudo sobre essa área!

O curso de TI, ou Tecnologia da Informação, é uma área de conhecimento que utiliza a computação para o armazenamento, gerenciamento e também o processamento dos dados. 

Em todas as empresas, os profissionais da área de TI são de extrema importância, independentemente do setor ou área da organização. Isso porque, eles são responsáveis pelos sistemas que reúnem todos os fluxos de informações.

Além disso, a busca por esses profissionais se tornou maior, principalmente pela facilidade que eles oferecem a outros colegas de equipe. Até porque, os especialistas em TI tendem a impactar diretamente a solução das ações.

Como é o curso de TI?

Os interessados em seguir no curso de Tecnologia da Informação, realizam seus estudos na modalidade tecnológica, com duração mínima de dois anos. 

E, como o próprio nome sugere, trata-se de uma área onde profissionais desenvolvem técnicas gerenciais e estratégicas, independentemente do setor em que a tecnologia está sendo utilizada. 

Diferente de outras áreas que envolvem o uso da tecnologia, como a criação de plataformas, o curso de TI foca menos nas técnicas e muito mais nos aspectos gerais da área, como:

  • Os profissionais definem os principais parâmetros para a utilização da tecnologia em sua área de trabalho;
  • Realizam a gestão dos recursos humanos que estão relacionados com as operações e projetos de TI;
  • Documentação e implantação das atividades rotineiras da área de TI;
  • Os profissionais também realizam o controle dos diversos níveis de serviços;
  • Fazem a gestão dos sistemas que foram implementados dentro de uma organização. 

Basicamente, o curso de TI é voltado para as pessoas que desejam trabalhar na área de gestão dentro de uma empresa. Além disso, o ensino também é indicado para quem pretende ter uma formação rápida e de qualidade. 

É possível encontrar o curso de Tecnologia da Informação nas modalidades de ensino presencial e a distância. Mas antes de entrar em uma instituição de ensino, verifique se ela possui certificado do MEC

Quais são as vantagens de fazer um curso de Tecnologia da Informação?

Como citado anteriormente, se você tem interesse em trabalhar com sistemas de gestão de uma empresa, o curso de TI é uma das opções de especialização que você deve considerar. 

Porém, se você ainda não está convencido de seguir nessa área de ensino, o primeiro passo é conferir quais são as principais vantagens do curso de Tecnologia da Informação. Depois disso, você pode avaliar essas características e conferir se vale ou não a pena. 

Uma das carreiras mais promissoras do mercado de trabalho

De maneira geral, um levantamento feito pela plataforma LinkedIn, indicou que a área de TI era uma das mais promissoras no mercado de trabalho do Brasil. 

Este estudo recebeu o nome de “Profissões Emergentes”, fazendo a identificação dessas áreas durante 2020.

Além disso, das 15 profissões que foram levantadas por essa organização corporativa, 13 são da área de tecnologia da informação. 

Mais oportunidades de trabalho para profissionais capacitados

Cerca de 13 milhões de brasileiros encontram-se desempregados. Porém, no setor de TI, sobram muitas oportunidades de emprego para profissionais dessa área, pois existe uma falta por esses especialistas.

De acordo com um levantamento realizado pelo Brasscom, que foi recentemente publicado pelo Correio Braziliense, indicou que entre os anos de 2018 a 2024, essa área lançará mais de 420 mil oportunidades no país inteiro. 

curso de ti

A remuneração desses profissionais é alta

Segundo o relatório divulgado pelo Global Knowledge, um estudo que é realizado anualmente, mostrou que o salário médio anual dos profissionais da área de TI é de US $89.732, levando em consideração profissionais de todo o mundo!

Vale ressaltar que esse valor foi divulgado durante 2019. Ou seja, a tendência é que ele tenha aumentado significativamente no último ano, e que apresente um bom crescimento em 2021. 

De acordo com o mesmo levantamento, o motivo dessa alta faixa salarial diz respeito às habilidades que são desenvolvidas por esses profissionais durante seus anos de especialização. 

Quais são os cursos voltados para a área de Tecnologia da Informação?

Como citamos anteriormente, o curso de TI envolve vários tipos de informação. Dessa maneira, o estudante pode escolher aquela que melhor atende às suas necessidades e demandas pessoais. 

Então, será comum encontrar vários tipos de cursos na área de Tecnologia da Informação, incluindo:

  • Engenharia da Computação
  • Ciências da Computação
  • Sistemas de Informação
  • Gestão em Tecnologia da Informação
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Curso de TI: Saiba tudo sobre um dos principais cursos do mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo